quinta-feira, 25 de outubro de 2012

“Plantando Esperança, Reciclando Atitudes, Preservando o Planeta!”


O Colégio Municipal Ana Cândida Vieira – Povoado de Taquaral, desenvolveu durante o ano de 2012 o Projeto “Plantando esperança, reciclando atitudes, preservando o planeta!”.
 O Projeto contou com a participação ativa de todos funcionários, professores, equipe gestora, alunos, pais de alunos e comunidade em geral.
 O Projeto teve seu inicio em maio com a apresentação de suas ações para toda comunidade escolar e foi trabalhado durante todo esse ano.
 Nosso objetivo com o Projeto é oferecer aos alunos uma dimensão ambiental, contextualizada, adaptada à realidade interdisciplinar, com vistas a entender como a integração entre o homem e os elementos da natureza deve promover a busca da razão, da compreensão do ambiente na sua totalidade, resultando em ações com participação e responsabilidade de todos, já que a decisão de um segmento interfere tanto na vida do outro quanto no meio ambiente como um todo.
Varias ações foram realizadas dentro e fora de sala de aula. Dentre elas podemos destacar:
  • Visita à nascente do córrego que abastece o rego que passa dentro da Escola;
  • “Adote uma árvore” – Cada turma plantou uma muda de árvore nas redondezas da Escola e assumiram o compromisso de regar e cuidar dessa futura árvore;
  • Visita ao aterro sanitário de Orizona – Profª. Joelma;
  • Semana do Meio Ambiente (de 03 a 06 de setembro) – Durante essa foram realizadas varias oficinas relacionadas ao tema. No último dia dessa semana (06/09) foi realizada uma gincana e exposição dos produtos fabricados durante a semana.
  • Oficina de Artesanato – A instrutora foi a mãe de uma aluna da Escola;
  • Oficina de Fabricação de Papel Utilizando Fibra de Bananeira – A instrutora foi a aluna Adriana. 
  •  Oficina de Fabricação de Papel Reciclado – Prof. Maurílio; 
  • Oficina de Artesanato – Profª. Genésia; 
  •  Oficina de Instrumentos Musicais Utilizando Materiais Reciclados – Profª. Cláudia; 
  •  Oficina de Fabricação de Sabão Utilizando Óleo de Cozinha Usado – Prof. Maurílio;
  • No dia 25/10 foi realizado uma grande mobilização para plantio de mudas na nascente do córrego que abastece o rego que passa dentro da Escola. Contamos com a parceria da Prefeitura, que nos forneceu as mudas. Contamos também com a grandiosa e honrosa parceria do Sr. Joaquim Luiz Ferreira Filho – “o Ferreira”, que é proprietário da fazenda onde foi feito o plantio das mudas, que nos recebeu de braços abertos, acolhendo-nos em sua residência e oferecendo um delicioso almoço para os alunos e colaboradores. Foram plantadas cerca de 200 mudas de diversas espécies de árvores.

O Projeto não acabou por aqui, muitas ações ainda serão realizadas. Nossa idéia principal é conscientizar nossa comunidade Escolar de que a luta para preservar o meio ambiente nunca acaba, sempre haverá algo a mais que possamos fazer.

Professor Maurílio de Sousa Filho

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aluna do Taquaral é premiada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


A aluna do 9º ano do Colégio Municipal Ana Cândida Vieira – Povoado de Taquaral, PATRÍCIA CARDOSO CORRÊA, foi premiada com medalha de bronze na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – XV OBA.
 
Patrícia (aluna premiada) e Prof. Maurílio (responsável pela OBA)
O Colégio Municipal Ana Cândida Vieira preparou uma cerimônia onde foram entregues, além da medalha, os certificados de todos os alunos participantes da OBA, inclusive para os professores colaboradores.
 

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS  entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.
A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Patrícia Cardoso Corrêa têm 15 anos. Sempre estudou no Povoado de Taquaral. Foi eleita Rainha Estudantil em 2011 e atualmente faz parte do Conselho Escolar do Colégio Municipal Ana Cândida Vieira.

Deixo aqui meus parabéns a todos os alunos que se empenharam em participar da OBA e principalmente para minha querida aluna Patrícia, que se destacou diante os demais e conseguiu marcar seu nome na história do Colégio Municipal Ana Cândida Vieira e quem sabe na história de Orizona.

Professor Maurílio de Sousa Filho

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Senado aprova limite de 25 alunos em sala

     A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou nesta terça-feira projeto de lei que limita a 25 alunos as turmas de pré-escola e dos dois anos iniciais do ensino fundamental. De iniciativa do senador Humberto Costa (PT-PE), a proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que determina que esses grupos tenham até 35 estudantes. Costa afirma que o alvo do projeto é buscar melhores condições de aprendizagem para as crianças. "A relação entre professor e o número de alunos incide diretamente sobre a capacidade de aprendizagem", justificou.
     Ele manifestou-se contrário à sugestão feita pela relatoria da proposta, de ampliar o número de alunos por sala em até 20%, desde que cada um viesse a ocupar 1,5 metro quadrado na educação infantil ou 1 metro quadrado no ensino fundamental e médio. O senador mostrou a dificuldade em operacionalizar uma sala de aula com base na área ocupada pelos alunos.
     Como o texto foi aprovado em decisão terminativa, será encaminhado à Câmara dos se não houver recurso contrário de pelo menos oito senadores. A Comissão de Educação também aprovou em decisão terminativa projeto do senador licenciado e atual ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ), que altera igualmente a LDB, desta vez para determinar a criação de um cadastro de estudantes "com altas habilitações ou superdotação". O relator Luiz Henrique (PMDB-SC) entende que o cadastro será útil para a adoção de políticas públicas destinadas a esses estudantes, "permitindo explorar a plenitude das capacidades do aluno cadastrado".

Texto de Rosa Costa (http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1460804-senado-aprova-limite-de-25-alunos-em-sala-de-pre-escola)