quinta-feira, 30 de junho de 2011

Concurso premia boas práticas de utilização e conservação do livro didático

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou o concurso Ações Inovadoras no Livro Didático. A iniciativa visa premiar e difundir boas práticas de escolas públicas e de secretarias estaduais e municipais de educação voltadas ao remanejamento, à conservação e à devolução dos livros didáticos distribuídos pelo governo federal.
Segundo a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz, o concurso é uma forma de reconhecer a gestão educacional eficiente. “Ideias simples, criativas e aplicáveis à realidade local fazem toda a diferença no ambiente escolar”, afirma.
Premiação – Para incentivar gestores e professores no cuidado com o livro didático, a autarquia buscou uma premiação atrativa, que vai além de troféus e certificados para os primeiros colocados. As equipes vencedoras vão ganhar também os 361 livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola e da Coleção Educadores, além de passagens e hospedagem para apresentar suas experiências no 13º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro. O evento ocorrerá em Curitiba, no Paraná, de 4 a 7 de outubro.
Inscrição – Os interessados em participar do concurso devem acessar o regulamento, a ficha de inscrição no sítio do FNDE. Depois de preenchê-los conforme orientações do regulamento, basta enviar os documentos a concursopnld@fnde.gov.br até 14 de agosto. O resultado sai em 14 de setembro.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alimentação saudável no ambiente escolar

SME funcionará normalmente no mês de julho


A Secretaria Municipal de Educação de Orizona funcionará normalmente durante o mês de julho, porém, o Departamento Pedagógico e o Registro Escolar estarão em recesso entre os dias 27/06/2011 a 24/07/2011.

Professores terão pagamento antecipado do adicional de férias

O Secretário Municipal de Educação de Orizona, Paulo Acácio de Sousa, anunciou na manhã de hoje, segunda-feira (27), o pagamento antecipado do adicional de férias para professores da rede municipal.
Com essa iniciativa os professores poderão usufruir do benefício durante as férias.

Escolas recebem projetor multimídia

Imagem: FNDE
Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
A Secretaria Municipal de Educação de Orizona, através da Coordenação de Informática, conseguiu fazer a adesão em tempo hábil, junto ao FNDE, a esse projeto e duas escolas no nosso município foram contempladas com esse equipamento, são elas: Escola Municipal Francelino Nunes de Paula e Escola Municipal Parque Infantil Dona Zulmira Gonçalves.
 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Orizona é contemplada com creche do PROINFÂNCIA

Com a assinatura do Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pelo Prefeito Felipe Dias, o município de Orizona passou a participar do Plano de Ações Articuladas (PAR).
O PAR é um instrumento de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública, e que envolve a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.
Uma das ações do PAR é o PROINFÂNCIA – programa que destina recursos para a construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil. Para 2011, a previsão é de construir 1500 unidades de educação infantil no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
O Prefeito Felipe Dias, após a assinatura do Termo de Adesão, determinou à Secretaria Municipal de Educação que não poupasse esforços para que nosso município fosse contemplado com o PROINFÂNCIA.
As exigências do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para os municípios que desejam ser contemplados com o PROINFÂNCIA não são poucas. Para ser atendido é indispensável que o os municípios estejam com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIOPE) do Ministério da Educação. Outra exigência é que o município deve seguir todos os prazos estipulados pelo MEC e FNDE.
Imagem: FNDE - Maquete da creche
O Prefeito Felipe Dias não poupou esforços em investir no processo de adesão e confiou plenamente no êxito da Secretaria de Educação em conseguir o PROINFÂNCIA para nosso município.
Graças aos esforços dos técnicos Maurilio de Sousa Filho (Secretaria Municipal de Educação) e Nilson Vaz (Prefeitura Municipal) que se empenharam para sempre estarem dentro dos prazos estipulados e do Secretario Municipal de Educação Paulo Acácio de Sousa que elaborou um estudo de demanda provando a necessidade do PROINFÂNCIA no nosso município e que acompanhou todo o serviço de coleta de dados de engenharia e topografia do terreno, nosso município foi contemplado com o PROINFÂNCIA e em breve nosso município contará com uma creche com capacidade de 120 crianças em tempo integral. (Resolução/CD/FNDE Nº 29 de 09 de junho de 2011).
Vale ressaltar que os projetos arquitetônicos para construção da creche é padronizado pelo FNDE e nenhum município tem autorização em modificá-los.
Parabéns Prefeito Felipe Dias pela confiança em sua equipe e pela preocupação em buscar o que há de melhor para as famílias orizonenses.
 


Projeto da Escola Municipal Guilhermina Pereira de Freitas

            A Escola Municipal Guilhermina Pereira de Freitas, entre os dias 30 de maio a 10 de junho de 2011, desenvolveu o Projeto Meio Ambiente com o tema: Conhecer, amar e proteger o meio ambiente. Acreditando ser a escola um ambiente capaz de envolver e desenvolver com os alunos atividades que lhes permitam compreender a diversidade da vida no Planeta, reconhecer situações de desequilíbrio ambiental e a importância de se conservar o meio, sendo parte desse meio em que vive.
            Foi trabalhado vários assuntos como solo, agrotóxicos, água, ar, lixo e sua decomposição, alimentação saudável, etc.
            De início foi confeccionado o mural com os alunos (uma árvore diferente). Várias atividades foram desenvolvidas como, discussão e produção de textos,  história em quadrinhos, confecção de cartazes, pesquisas, produção de desenhos, recorte e colagem, confecção de maquetes, coleta de lixo em torno da escola, visita à construção da nova praça do Bairro Santa Luzia, exposição na Praça do Lazer com cartazes mostrando a importância da água e preservação do meio ambiente, desenhos, histórias em quadrinhos, lixo e seu tempo de decomposição e maquetes.
            Finalizamos o projeto com a presença de alguns pais, realizando apresentações com os alunos através de músicas, teatro em forma de fantoche, jogral, cartazes, apresentação de maquete e plantio de uma muda de árvore.
            Foi um sucesso! Teve o empenho de todos os alunos e funcionários da escola.
Escola Municipal Guilhermina Pereira de Freitas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

1º Encontro Municipal do Censo Escolar 2011


A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação Municipal do Censo Escolar, realizou hoje (02) o 1º Encontro Municipal do Censo Escolar 2011.
O Encontro contou com a participação de todos os Diretores, Secretários e Auxiliares de Secretaria das escolas municipais de Orizona.
Esse encontro capacitou os executores do Censo Escolar no Sistema Educacenso do MEC, mostrando as mudanças operacionais dentro do sistema. O encontro também apresentou aos participantes as mudanças que ocorreram na legislação para o ano letivo de 2011 e enfatizou a questão da responsabilidade no preenchimento dos dados, pois todos os repasses destinados à educação têm como referência os dados informados no Censo Escolar.
O encontro aconteceu o dia todo: no período da manhã foi apresentado o que é o Censo Escolar e demonstrado as funcionalidades do Sistema Educacenso; ouve o almoço fornecido pela Secretaria de Educação com apoio total da Diretoria de Alimentação Escolar; e no período da tarde foi realizado um treinamento com os secretários e auxiliares de secretaria, no laboratório de informática do Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira.
O censo escolar teve início no último dia 25 de maio. O censo é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é feito pelo Ministério da Educação com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O prazo para o preenchimento dos dados é até 14 de agosto.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Equipe da Secretaria de Educação participa de Debate sobre o Plano Nacional de Educação

Audiência Pública sobre Educação do Campo


O Secretario de Educação Paulo Acácio de Sousa participa hoje (1º de junho) de uma Audiência Pública sobre Educação do Campo, que acontecerá no Auditório Sólon Amaral, Assembléia Legislativa (Alameda dos Buritis 231, Centro, Goiânia – GO)
A Audiência Pública tem por objetivo discutir educação no/e do campo com a finalidade de dar andamento há uma série de medidas já encaminhadas, que culminou na construção coletiva da proposta de Projeto de Lei de Educação no/e do Campo, que se baseou em experiências de outros estados e que contou com a participação da Secretaria de Estado da Educação, Sindicatos Rurais e da Agricultura Familiar, Comissão Pastoral da Terra e demais Movimentos Sociais que lidam com a questão do campo.